Resistencias Eletricas

Resistências elétricas são peças metálicas (em geral) cuja finalidade é promover a conversão de energia elétrica em energia térmica, ou seja, converter eletricidade em calor. Com uso amplamente difundido por sua praticidade, podemos encontrá-las no interior de chuveiros elétricos, aquecedores de ar, saunas, ferros de passar roupa, câmaras de aquecimento por infravermelho e inúmeras outras aplicações, tanto domésticas quando industriais. As resistências funcionam, resumidamente, da seguinte maneira: a corrente elétrica, ao passar por um condutor metálico, libera um número muito elevado de elétrons livres, que trafegam por esse condutor. Acontece que esses elétrons colidem entre sim (já que estão em número tão elevado) e também contra os átomos do próprio condutor onde trafegam – e são exatamente essas colisões que geram a energia térmica – ou, o calor.

A intensidade do calor gerado depende muito do material do qual é feito o condutor, bem como da área dotal de sua superfície e da corrente elétrica que passa por ele. Estas variáveis permitem que uma ampla gama de resistências sejam criadas, cada uma para uma finalidade específica. Por exemplo, uma resistência de chuveiro não serviria para fazer funcionar um ferro de passar – igualmente, a resistência deste ferro não serviria para o chuveiro. Aliás, improvisos assim são perigosos pelo risco de provocarem curtos-circuitos.

A indústria se beneficia largamente das resistências elétricas, contando com uma vasta gama de modelos e capacidades de carga para realizar suas atividades com praticidade e segurança. Neste ambiente industrial, as resistências encontram aplicação na secagem de materiais (por exemplo, câmaras de infravermelho para secagem de pintura automotiva), indústria de plásticos, equipamentos de solda, aquecimento de líquidos (inclusive para banhos químicos), etc. Como as aplicações são muito variadas e específicas, é conveniente levar o projeto a uma empresa confiável para que sejam definidos o tipo mais apropriado de resistência e o material do qual ela será feita, a fim de garantir o melhor custo-benefício possível, tanto no orçamento do projeto quanto nos custos de produção. E o mais importante: sem improvisos nem riscos para sua empresa.

Veja ao lado, os segmentos que trabalhamos.